Descrição
O PEC surge da necessidade das existências de instrumentos de estimulação da cognição como um todo, em crianças e jovens até aos 16 anos com déficit cognitivo, ou para estimular estas competências em jovens sem comprometimento cognitivo. Este é um programa com exercícios atrativos e variados, para promover a motivação e a generalização das competências ganhas abrangendo um vasto leque de funções cognitivas, o programa encontra-se dividido em quatro capítulos, correspondendo às várias competências, e um capítulo extra com um jogo divertido para o aluno trabalhar todas estas competências em simultâneo: organização perceptiva/perceptual, compreensão verbal, atenção e funções executivas e memória.
Esta divisão serve o propósito de facilitar a aplicação do programa e sistematizar o trabalho realizado. Na sua maioria, os exercícios propostos trabalham diversas competências em simultâneo, já que as funções cognitivas estão interligadas e dependem umas das outras para um adequado funcionamento. O PEC baseia-se na premissa da plasticidade cerebral, ou seja, da capacidade que o nosso cérebro tem de acomodar alterações provocadas quer por lesões, no campo da patologia, quer pelo ambiente que nos rodeia e pela sua estimulação. Esta plasticidade, maior durante a infância, permite-nos promover o desenvolvimento cognitivo global e específico, através do treino dirigido. Destinado a todos os profissionais da educação e saúde cujos alunos/pacientes só terão a ganhar com a realização dos exercícios aqui propostos.