A atenção é uma habilidade importante para a percepção e a aprendizagem! A atenção é a habilidade de selecionarmos e mantermos o foco atencional.
O Programa de Estimulação na Atenção – PEA foi elaborado pelo Prof. Dr. Rafael Pereira e Sara Costa para intervir e auxiliar as crianças e jovens que apresentam aspectos e características de desatenção e/ou déficit de atenção.
O Método do Programa de Estimulação na Atenção apresenta exercícios técnico-pedagógicos, e não clínicos, facilitadores da atenção e da reeducação nas áreas que interferem na capacidade atencional.
É um programa de intervenção educativa para potenciar a atenção através de exercícios que estimulam a atenção, memória auditiva e visual (PEA 1).
O PEA apresenta exercícios técnico-pedagógicos, atrativos, motivadores, facilitadores da atenção e da reeducação nas áreas que interferem na capacidade atencional e estimulam a atenção concentrada, sustentada, dividida, alternada e seletiva. A aplicação deste Método é exclusiva dos Capacitadores certificados e pode ser aplicado em crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 16 anos de idade que tenham dificuldades ou comprometimentos atencionais ou diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade). As sessões do Método PEA são calendarizadas e tem a duração média de 45/50 minutos e devem, preferencialmente, ser semanais. A duração do programa tem uma média de 15 sessões, mas pode variar de acordo com o ritmo individual de cada criança. O programa é aplicado através da plataforma on-line ou com suporte físico (manual impresso).
O Programa de Estimulação na Atenção 2 associa a estimulação da Atenção à Leitura e Escrita e consciência fonológica. Os exercícios apresentados neste programa estimulam a atenção na associação permanente com a Consciência Fonológica (em todas as suas etapas- palavra, sílaba, intrassílaba e fonema) e metafonológica.
O PEA 2 tem exercícios de consciência fonológica e exercícios de associação grafema/fonema de forma a consolidar o conhecimento fonológico.
O Método do Programa de Estimulação na Atenção apresenta exercícios técnico-pedagógicos, e não clínicos,facilitadores da atenção e da reeducação nas áreas que interferem na capacidade atencional.
A aplicação deste Método é exclusiva dos Capacitadores certificados e pode ser aplicado em crianças com idades compreendidas entre os 7 e os 16 anos de idade, que tenham dificuldades ou comprometimentos atencionais ou diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
As sessões do Método PEA são calendarizadas e tem a duração média de 45/50 minutos e devem, preferencialmente, ser semanais.
A duração do programa tem uma média de 20 sessões, mas pode variar de acordo com o ritmo individual de cada criança.
O programa é aplicado através da plataforma on-line ou com suporte físico.
O Programa de Estimulação na Atenção 3 associa a estimulação da Atenção ao raciocínio lógico-matemático e raciocínio abstrato.
Toda a estrutura do PEA 3 foi pensada considerando a teoria da ativação do sistema de recompensa através da estimulação do raciocínio lógico-matemático e da capacidade de abstração, tão essenciais à aprendizagem.
O Método do Programa de Estimulação na Atenção apresenta exercícios técnico-pedagógicos, e não clínicos, facilitadores da atenção e da reeducação nas áreas que interferem na capacidade atencional.
A aplicação deste Método é exclusiva dos Capacitadores certificados e pode ser aplicado em crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos de idade, que tenham dificuldades ou comprometimentos atencionais ou diagnóstico de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
As sessões do Método PEA são calendarizadas e tem a duração média de 45/50 minutos e devem, preferencialmente, ser semanais.
A duração do programa tem uma média de 26 sessões, mas pode variar de acordo com o ritmo individual de cada criança.
O programa é aplicado através da plataforma on-line ou com suporte físico.
O PEC – Programa de Estimulação Cognitiva, surge da necessidade de instrumentos de estimulação da cognição como um todo, em crianças e jovens até aos 16 anos com déficit intelectual, ou para estimular estas competências em jovens sem comprometimento cognitivo.
É um programa com exercícios atrativos e variados, para promover a motivação e a generalização das competências que abrange muitas funções cognitivas. O programa é aplicado através da plataforma on-line ou com suporte físico.
O programa trabalha as seguintes competências:
Memória (memória explícita, semântica e episódica, visual e auditiva, de curto e longo prazo, memória autobiográfica, com e sem contexto ou pistas semânticas).